Wednesday, January 5, 2011

Módulo 3 - Projecto - Aula 1

"Vais agora caminhar pelo Mundo. Por onde andas e o que encontras?"

Caminho sobre vidro partido. Ando pelas Trevas, a tentar encontrar a minha Luz. Sinto-me perdida. Estou num labirinto de reflexos infinitos. Ando à procura de mim. Ando pelo vazio e encontro apenas pó. O pó do tempo que passou por mim sem me aperceber.

Peças finais - Ourivesaria

Estas foram as minhas peças finais

Anel



Pregadeira 1



Pregadeira 2

Relatório das aulas teóricas de tecnologias - Ourivesaria

    Paleolítico e Neolítico
    As jóias do Paleolítico e Neolítico eram completamentee orgânicas, apenas se usavam materiais que se encontrassem na natureza, como ossos, dentes, conchas, pedras e chifres para fazer pulseiras e colares. Na maioria dos casos estas peças eram símbolos de coragem, honra ou religiosos.
    Egípcios e Romanos
    Houve um grande avanço, pois passou-se a utilizar metais como o ouro e o cobre, e passaram-se a usar pedras preciosas e semi-preciosas. Apareceram novas peças, como os brincos, coroas e diademas. Passaram a usar a soldadura para unir metais, uma vez que era impossivel fazê-lo de outra maneira.
    Era Medieval / Idade Média
    Na Idade Média a arte sofreu uma grande influência religiosa, o que também influenciou a joalharia. As jóias do clero ganharam muita força, crucifixos e relicários eram muito usados tanto por homens como por mulheres. Neste período, as jóias tinham um simbolismo muito forte, não só religioso mas também de estatuto e divisão de classes. O clero e a nobreza podiam usar de todas, já a burguesia não podia usar alguns tipos de pedras. Passou a ser muito utilizado o esmalte. As pedras preciosas passaram a ter também um papel de destaque, as mais usadas eram os rubis, as safiras, as esmeraldas, granadas e pérolas.
    Renascimento
    A joalharia deixou de ser maioritaramente do clero e da nobreza e passou a ser mais usada pela burguesia. A quantidade de jóias usadas pelas pessoas era enorme: os Descobrimentos fizeram a Europa ficar a abarrotar de metais e pedras preciosas.
    Um grande costume da época era usar muitos anéis e colares, chegavam-se a usar os dedos todos de uma mão com anéis. Também se usavam muitas correntes maciças com diferentes tipos de elos. Alguns anéis do final do séc. XVI, podiam ter compartimentos para transportar relíquias, perfumes ou veneno.
    Técnicas
    Soldagem: Processo baseado em derreter os metais para os fundir.
    Esmalte: Mistura que no seu estado líquido pode ser aplicada a uma superfície e quando solidificada dá origem a uma camada dura e brilhante.
    Conformação: Processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.
    Filigrana: Baseia-se num entrelaçado de pequenos fios de ouro ou prata soldados. Actualmente, as peças de Filigrana podem ser encontradas com muita facilidade no Norte de Portugal, usadas frequentemente no conjunto do vestido de noiva tradicional e no traje feminino dos ranchos folclóricos do Minho.
    Chatelaine: Baseia-se numa pregadeira com vários pendentes.
    Experimentação
    Na aula de experimentação não levei muitos materiais, mas pedi alguns emprestados. Tentei fazer algumas coisas que não fossem colares, pulseiras, brincos ou anéis com os poucos materias que tinha disponiveis. Mais tarde, com todas as tentativas de peças finais, algumas ficaram como experimentações, não se qualificavam para peças finais.